terça-feira, 17 de novembro de 2009

GINCANA MOVIMENTA AS AULAS


Uma gincana tem movimentado as atividades de ensino-aprendizagem na turma da 5ª série, nas aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. A proposta da professoras Alessandra Guterres e Ana Paula Porto é tornar mais interativas as aulas e promover atividades que incentivam o raciocínio, a lógica, a aprendizagem, o lúdico através de brincadeiras, jogos e desafios que inter-relacionam os conhecimentos construídos nas três disciplinas. Além disso, as tarefas da gincana visam a fortalecer valores fundamentais para a formação do educando, como solidariedade e respeito.

Os 29 alunos estão divididos em seis equipes que devem se esforçar para obter bons resultados e atingir as pontuações. As tarefas são realizadas quinzenalmente e elaboradas de modo a correlacionar em um mesma atividade vários conhecimentos e valores. A primeira tarefa, coleta de litrões, teve como foco a doação dos materiais à turma da 8ª série, que recolhe recipientes de plástico para venda como estratégia de obtenção de recursos financeiros para subsidiar a formatura, e contou com a participação não só dos alunos, mas de seus pais.

A escolha do nome da equipe, a elaboração de cartaz com uso das linguagens verbal e não verbal, a elaboração do jingle, os desafios matemáticos em inglês, entre outras, são algumas das tarefas da gincana. Elas são realizadas em diversos espaços: na sala de aula, na quadra, no laboratório de informática.

Para Daniel, a gincana é “tri massa porque a gente pensa para fazer as atividades de inglês, de matemática, de português tudo ao mesmo tempo”. Luan complementa que tudo’ isso é divertido, mas lamenta: “Pena que a gincana não é todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário