"Textos e fotos para falar sobre os dias de inverno'', esse foi uns dos títulos da página 2 da Zero Hora de domingo, do dia 14 de Agosto. Mas agora vem a pergunta ''Por que estou falando isso?''. É porque há muito tempo a professora de Língua Portuguesa, Márcia Simom, vem trabalhando com os alunos de 6ª a 8ª série crônicas de escritores como: Martha Medeiros, Luis Antonio de Assis Brasil e Luiz Antonio Araujo.
Os alunos mandaram e-mails para os escritores tirando dúvidas, dando opniões, pedindo dicas e fazendo comentários. Os editores do jornal gostaram da ideia e fizeram uma matéria sobre o trabalho! Leia o texto na integra!
Por: Bruna Carvalho
Textos e fotos para falar sobre os dias de inverno
Em textos publicados nos últimos meses, Luis Antonio de Assis Brasil, Martha Medeiros e Luiz Antônio Araujo se renderam ao assunto de elevador mais inevitável quando o inverno se apresenta aos gaúchos: o clima e suas influências sobre nossos hábitos nesta época do ano.
Professora de língua portuguesa na Escola Municipal São Canísio,em Santa Cruz do Sul, Marcia Simon transformou o assunto gelado em combustível para uma verdadeira maratona de trabalhos sobre o inverno com os alunos de sexta a oitava séries. Ela levou as crônicas à sala de aula e, com base na leitura, desafiou os estudantes a retratarem a estação por meio de fotos e de seus próprios textos, trabalhando os gêneros conto e crônica.A gurizada, que também alimenta um blog, buscou contato com os autores. – Eles enviaram mensagens à Martha e ao Luiz, que prontamente responderam. Isso foi o máximo. Esses adolescentes, em sua maioria, têm origem humilde. O retorno foi um incentivo para que continuem lendo, estudando e buscando conhecimento – disse Marcia.
Conto de Inverno, texto de Luiz Antônio Araujo publicado em 10 de julho, sensibilizou os alunos. Em e-mail enviado ao jornalista, Lislaine Santos lamentou que os gaúchos estejam “escondendo a sua verdadeira identidade através de estilos copiados de famosos”. Cristiano Spies e Cassiane Nappar gostaram do vocabulário do conto: – Adorei a utilização do “fizeste, do foste, do olhaste, do tiraste”, palavras típicas do nosso Rio Grande do Sul – escreveu Cristiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário